Instalando
Bora lá!
Faça o seguinte procedimento na máquina a trocar para Debian, caso no Windows 10 ou 11:
- Caso seja Windows 10/11:
- Abra o Menu Iniciar
- Digite "sobre o computador" (ele captura a digitação do menu, não precisa entrar em Pesquisar)
- Veja Tipo de sistema e se o processador é baseado em x64 ou x86, não o sistema operacional.
- Caso seja Windows 7:
- Vá no Painel de Controle
- Vá em Sistema
- Veja se o sistema operacional é 32 (considere x86) ou 64 bit (considere x64). O Windows 7 não consegue determinar se o processador é x86 ou x64.
Parte 1: Baixando o Debian
Acesse https://www.debian.org/distrib/ e vá em Baixe uma imagem para instalação. Clique em Iso netinst para PC de 64/32 bits (32 bits sendo x86 e 64 bits sendo x64, lembre disso). Espere baixar e vamos lá!
Parte 2: Gravando o pen-drive
Antes de começar, copie todos os dados do seu pen-drive, pois ele será totalmente apagado.
Entre em https://rufus.ie/pt_BR/ e baixe rufus-x.x.exe caso seu computador seja x64 ou rufus-x.x_x86.exe caso seja x86, com x.x sendo a versão atual. Abra o programa, que vai chamar o Controle de Usuário (aquele popup). Aperte Sim ou digite sua senha, qual for preciso.

Clique em SELECIONAR e escolha o arquivo .iso baixado no site do Debian. Algumas opções ficarão liberadas. Depois, clique em INICIAR. Caso ele peça algo como "secure boot" ou "TPM" aperte a opção que baixe o arquivo independentemente. Haverá um diálogo extra antes dos diálogos finais perguntando se usar ISO ou DD. Apenas use DD se ISO falhar. No final, vai aparecer um diálogo perguntando se não há nada que você queira ainda no disco. Se isso for verdade, clique OK. Você terá uma segunda chance de pensar caso tenha várias partições, em que ele vai te dar outro aviso. Se tiver certeza, clique OK de novo. Espere enquanto ele copia (demorará 10 minutos ou mais). Após pronto, aperte FECHAR e ejete seguramente o pen-drive via a barra de tarefas.
Parte Final: Instalando o Debian
Antes de tudo, copie seus dados.
Definindo o USB para iniciar
Ligue seu computador com o pen-drive inserido e quando aparecer a tela de inicialização aperte a tecla de setup (pode ser F1, F2, Delete, F10, F12, Fn+F2, Enter daí F1... Terá que procurar para sua marca.) Procure Boot na sua BIOS, daí, caso tenha, ative USB Boot e mude a ordem de boot para USB primeiro (geralmente Mass Storage Device). Então vá no menu final e escolha Save Settings and Quit. Não posso ser muito específico pois varia de marca para marca. Então, a solução é pesquisar "mudar ordem de boot no PC (sua marca de PC aqui)".
Botando pra quebrar
Após reiniciar o PC, ele deve entrar na tela a seguir.

Escolha Graphical Install (só apertar Enter). Install vai instalar pela linha de comando e ninguém quer isso, né?
Após esperar, vai aparecer Language Select. Só digite Português e escolha Português do Brasil. Depois, aperte Continue. Vai pedir seu país. Escolha Brasil, depois Continuar, daí Continuar de novo (ele detecta seu teclado). Ele vai tentar detectar algumas coisas e então, caso tenha vários dispositivos de rede (ex.: cabo e Wi-Fi), ele vai te pedir qual usar. Caso seja por Wi-Fi, você pode escolher o Wi-Fi, seu tipo (geralmente WPA) e digitar a senha da rede (ele mostra, mas não se preocupe) para conectar sem fio, ao custo de tempo.
Após isso, ele o deixará escolher o nome da máquina, então o seu endereço de internet. Deixe este último vazio; não é necessário fora de servidores.
Então ele vai pedir que você crie a senha de root, a conta mais poderosa do Linux. Crie uma senha com números, letras e símbolos. Lembre desta senha além da sua senha de usuário (definida depois).
Depois disso ele vai pedir seu nome completo. Não tenha medo; não vai para uma conta qualquer na internet. Afinal, estamos falando de um dos sistemas operacionais mais seguros por aí. Logo após, ele criará um nome de conta do Linux para você com seu primeiro nome. Caso não queira, você pode mudar aí. Na próxima tela você escolhe a senha de usuário. Igual antes, crie uma senha com números, letras e símbolos.
Daí aparece o fuso horário. Escolha seu estado para o fuso horário estar certo.
Então o particionamento de discos. Escolha Assistido - usar o disco inteiro, então escolha o disco em que quiser instalar. Cuidado para não instalar no próprio pen-drive! Escolha Todos os arquivos em uma partição (para iniciantes). Após isso, aperte Finalizar o particionamento e finalizar as mudanças no disco. Ele perguntará se você quer apagar o disco sem volta. Se tiver certeza que está tudo pronto, aperte Sim, então Continuar.
Daqui, bem-vindo ao mundo do Linux. Mas não terminou!
Ele vai copiar o sistema básico e isso vai demorar uns 5 minutos (tempo calculado via Wi-Fi). Então ele vai pedir seu país de novo para, depois disso, você poder escolher um servidor para baixar os dados.
Dica: se for do Paraná, escolha debian.c3sl.ufpr.br. Se for de Ponta Grossa, escolha mirror.uepg.br.
Caso tenha um proxy, insira-o na próxima página. Senão, deixe-a em branco.
Após uma breve pausa, ele vai te perguntar se você quer participar de um sistema que mostra seus pacotes mais usados. Isso ajuda com a categoria "Populares" em lojas de apps. Você pode escolher se quer ou não.
Depois ele vai mostrar um menu. Escolha as opções em negrito e desmarque as que não estão em negrito abaixo:
- Ambiente de área de trabalho do Debian
- GNOME
- Xfce
- GNOME Flashback
- KDE Plasma
- MATE
- LXDE
- LXQt
- servidor web
- servidor SSH
- utilitários de sistema padrão
e aperte Continuar.
Agora vai demorar um tanto (10 min, 30min ou até 1 hora!) Se a tela ficar preta, relaxe - mova o mouse e ele vai mostrar que está processando no fundo.
Você pode ser indagado sobre o grub. Aperte Sim e logo após, escolha o disco onde instalou o sistema. Ah, isso demora só um minuto, pois ele vai finalizar a instalação neste passo.
Após tudo isso, vai ficar feliz de ver que a instalação completou. Agora, é só reiniciar a máquina e remover o pen-drive.
Terminou de instalar? Deve estar se perguntando: "Eu estou preso numa linha de comando sem saber fazer nada. E agora?"